segunda-feira, 27 de abril de 2009

Monumentos portugueses (4) - Fortaleza de Peniche

Partiu de D. Manuel I (cujo reinado decorreu entre 1495 e 1521) a ideia de edificar uma fortificação na povoação de Peniche, que ajudasse a proteger o litoral dos ataques de piratas ingleses, franceses e berberes. No entanto, foi só no tempo do seu sucessor, D. João III, que os trabalhos tiveram início, e mesmo assim somente no último ano do reinado: 1557. A conclusão da obra ocorreu já no reinado de D. Sebastião, em 1570. É deste período a fortaleza primitiva, de traça circular, que se vê na imagem abaixo.




No século XVII, no decurso da Guerra da Restauração (1641-1668), a fortificação foi ampliada, desta feita já com a traça poligonal estrelada, característica da época, mais adequada às exigências da evolução da artilharia. O projecto do engenheiro militar francês Nicolau de Langres foi completado posteriormente pelo engenheiro português João Tomaz Correia.




No decurso da 1ª Invasão Francesa, a fortaleza esteve ocupada pelas forças comandadas por Jean-Andoche Junot. Os soldados franceses picaram o escudo com as armas reais portuguesas sobre o portão principal.




Já no início do século XX, perdida a sua função defensiva, a fortaleza serviu de abrigo a Boers (sul-africanos de origem holandesa) que pediram asilo a Portugal, depois da sua derrota na guerra com os ingleses na África do Sul (1900-1902). Durante a Primeira Guerra Mundial serviu de prisão para soldados e marinheiros alemães capturados pelas forças portuguesas. Convertida em prisão de alta segurança para prisioneiros políticos durante o Estado Novo (1933-1974), ficou célebre a fuga encetada por Álvaro Cunhal e outros militantes do PCP (então na clandestinidade) em Janeiro de 1960.




Desde 1984, a fortaleza abriga num dos seus pavilhões o Museu Municipal, incluindo o Núcleo da Resistência - uma reconstituição do ambiente de uma prisão política durante a ditadura do Estado Novo.

Todas as fotos deste artigo são da autoria de JorgeF.

Sem comentários: